segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Vintecinco dAbril sempre

Andam por aí a querer fazer-nos acreditar que o 25 dabril foi o maior engano que fizeram aos portugueses. Que nos prometeram uma coisa e que nos deram outra. Que antes do 25 dabril não havia gestores a ganhar 137 000 Eur por mês à custa de uma propriedade que é do domínio público - as estradas - e que nessa altura toda a gente era pobre até os ricos eram pobres.
Porém, não posso deixar de dizer que é uma verdade que o 25 dabril não nos deu aquilo que esperávamos e que afinal antes do 25 dabril haviam coisas melhores do que hoje. Eu lembro-me, eu tinha 15 anos e lembro-me de muitas coisas de antes do 25 dabril. Antes do 25 dabril muitas pessoas que eu amava ainda não tinham morrido. Mas o 25 dabril não tem culpa disso, a culpa é da inexorável passagem do tempo. Antes do 25 dabril eu tinha sempre quem tomasse decisões por mim e agora não tenho .... Errr estava a esquecer-me que o 25 dabril não foi feito para mim e que o ponto de vista pessoal não interessa. Pronto(s)! A justiça. Não se falava da justiça antes do 25 dabril. Por isso posso presumir que ninguém se ralava nada com a morosidade da justiça nem com a (in)justiça em si. Estava tudo bem. Agora queixam-se do excesso legislativo e sempre que um qualquer tribunal toma uma decisão levanta-se um coro de protestos daqueles cujos interesses foram prejudicados. Relembro Santo Agostinho "o direito destina-se a dar a cada um o que é seu" ou dito de outra forma trata-se apenas de uma questão de interesses. Se um interesse é garantido o outro é prejudicado. Sem querer teorizar sobre o direito nem sobre a justiça. Parece-me saudável que haja esse tal coro de protestos. Só significa que se está a fazer alguma coisa. Por isso algumas pessoas reclamam.
É verdade que o 25 dabril não veio reduzir as assimetrias sociais. Cada vez há mais gente que não vale nada a receber fortunas por fazer coisa nenhuma. Estou convicto que antes do 25 dabril isso não acontecia. É um sinal dos tempos, uma importação so "show biz" americano, um problema na verdade que o salazar nunca teria deixado entrar em portugal. Se continuarmos vamos encontrar muitos erros no que sucedeu antes e depois do 25 dabril.
Porém o mais estranho é que os ideais do 25 dabril foram alterado/modificados/gorados por quem estava mais à direita e é "pela mão" dessas pessoas e instituições que o 25 dabril deixa de cumprir aquilo que todos pensávamos poder ser cumprido. Então deixa ver se eu consigo colocar isto em termos muito simples.
Fizemos o 25 dabril
Falámos todos de liberdade e de justiça
Algumas pessoas mudaram esses ideais e mudaram o rumo desses acontecimentos
Essas pessoas têm nome (Mário Soares, Sá Carneiro, Cavaco Silva, grupo dos 9, e a maior parte da direita que esteve no governo depois do VI Governo provisório)
Agora essas pessoas vêm dizer-nos que o 25 dabril foi uma fraude.
Pois foi.
Eles não deixaram que os nossos ideais fossem cumpridos.
Resumindo tinhamos um objectivo e aqueles que não deixaram que o objectivo fosse cumprido é que se queixam de "o nosso" objectivo não ter sido cumprido.
Qual terá sido a parte que eu não compreendi ?

Sem comentários: